
Lens integrated development environment(IDE) é uma aplicação free & open source, multi plataforma com GUI para administração de K8s cluster on premise or cloud.
Lens Pode ser instalado no seu desktop Linux, Mac, windows e permite interagir, monitorar vários clusters kubernetes a partir de uma única interface GUI. Um aspecto interessante do Lens é que ele consegue detetar a versão de k8s e instalar a versão do kubectl necessária para administração do cluster caso ainda não esteja instalada a versão compatível.
A integração do Lens impressiona, contém monitoramento dos nodes via Prometheus, events do cluster, também permite deployment helm charts, tem CLI, etc tudo isso em uma única interface. O Lens definitivamente trás benefícios operacionais, melhora visibiliade e control do cluster, simplicidade com uma dashboard UI que reduz a necessidade de interagir com cluster via CLI ou correr comandos.
😉Uma boa alternativa ao Kubernetes dashboard.
Instalação
Para Instalação do Lens, ir ao site oficial https://k8slens.dev/ e baixar o pacote, de seguida proceder com a instalação baseada no tipo de OS.
Eu fiz a minha instalação via package manager (Snap) no meu desktop Linux.

Depois da instalação, simplesmente abrir a aplicação e vamos adicionar um cluster k8s local.

Para adicionar um cluster, temos que indicar onde esta a informação sobre configuração do cluster ou o ficheiro kubeconfig. Eu tenho um cluster local criado por kind, que foi identifacado pelo lens e de seguida selecionei o context que tem as minhas configs.
Add Cluster

O cluster foi adicionado e já consigo ver informações relacionadas ao cluster e objetos. Overview de deployments, pods, replicas, etc.

Para ver métricas de memoria e CPU é necessário fazer deploy/configuração do prometheus
Nodes

Deployments, namespaces, etc..

Podemos ver eventos do cluster e fazer deployment via Helm charts

events
