Adaptador de armazenamento de alto desempenho: PVSCSI

Quando estamos no processo de criação de uma VM, é possível ver várias controladoras/adaptadores virtuais SCSI (BusLogic, LSI Logic Parallel, LSI Logic SAS, VMware Paravirtual (PVSCSI), NVMe), você sabe qual usar? Em muitos ambientes o LSI Logic SAS vSCSI é usado como padrão para apresentar storage a VM (conectar o disco virtual com VM), isto porque muitos vAdmin não tem alterado este parâmetro na criação de VM.

Neste artigo vamos abordar o uso de PVSCSI

VMware Paravirtual SCSI PVSCSI controller?

PVSCSI é um adaptador/controlador de armazenamento de alta desempenho, para VMs com alta carga de trabalho. Comparado com outros adaptadores para VM, este oferece maior desempenho e menor uso de CPU. Por oferecer mais benefícios a VMware recomenda uso desta controladora para VMs e app i/o intensive, por exemplo para VMs que hospedem o Microsoft Exchange ou Database.

Nota: Outra excelente controladora para VMs é o NVMe “recomendado para Storage All Flash”, mas esse só esta disponível para VMs com versão de hardware 13 (ESXi 6.5) adiante.

Escolhendo hardware PVSCSI na criação VM…..

Bom, para poder usar fazer o uso do pvscsi, é necessário instalar o drive do mesmo que fica localizado na ISO do VMware Tools. Vamos ver esse processo a seguir na criação de uma VM com guest OS Windows.

Atenção: Efectuar troca de adaptador scsi LSI para VMware Paravirtual em uma VM, é necessário que a mesma tenha o VMware Tools instalado, caso não, a VM não irá reconhecer o virtual disk associada a esta controladora o que pode levar a maquina não fazer boot por falta do drive VMware Tools.

SCSI controller 0, fazer a troca para Change Type -> VMware Paravirtual (É possível adicionar no máximo 4 SCSI controllers)

Como já tinha mencionado, o drive para a controladora podemos encontrar ISO de instalação do VMware tools, e para isso vamos ter que adicionar o ISO num dos drives de leitura de CD/DVD da VM.

Montar ISO que se encontra vmimages -> Windows.ISOE proceder com Power On da VM para instalação do OS.

E no processo de instalação do OS “Windows” ira abrir a janela abaixo, não reconhecendo que existe HD associado a VM. Portanto é necessário carregar o drive conforme os passos a seguir:


Browse e localizar por pvscsi no drive que tem montado ISO VMware Tools

E prontos, daqui continua o processo normal de instalação do OS.

No final podemos confirmar o uso de PVSCSI controller no Device Manager

Considerações finais

Alem de PVSCSI que é Storage adapter, também existe outro adaptador de alta desempenho para rede chamado VMXNET3 (network) “este acho que todos que já trabalham com vSphere conhecem”. Estes são adaptadores de alto desempenho e os seus drivers não são nativos do Windows, por isso você pode adicionar este hardware na criação da sua VM, mas se não tiver o VMware Tools instalado o OS não irá reconhecer ou não vai estar disponível até a instalação do VMware Tools.

E dizer que, caso use estes adaptadores, é recomendado manter o VMware Tools instalado e actualizado, pois é o veiculo que contem os drivers para o seu funcionamento e sem ele o OS não fica ciente deste hardware e pode provocar indisponibilidade.

  • Use PVSCSI sempre que possível em VMS tier 1 “Databases” ou IO intensive.
  • Snapshots também afectam desempenho de PVSCSI

Referências

https://docs.vmware.com/en/VMware-vSphere/6.7/com.vmware.vsphere.vm_admin.doc/GUID-5D976292-4D8B-409B-9460-34490E72989E.html

https://kb.vmware.com/s/article/1010398

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s