HCI – Infraestrutura Moderna

O que é HCI?

Foi essa uma das questões feitas por um dos SE da DELL no evento da AXIANS & DELL EMC cá em Moçambique. O evento tinha como golo apresentar o portefólio da DELL EMC.

Neste artigo vou abordar HCI e o hardware de eleição para esse tipo de infraestrutura com (Dell EMC e VMware).

Infraestrutura Hiperconvergente ou Hyper converged Infrastructure (HCI)

É uma infraestrutura ou modelo de infraestrutura que tira proveito do hypervisor que já virtualiza computação, e integra Storage e Network, isto é, todos componentes/pilha Compute, Storage & Network são totalmente virtualizados numa única Box, ALL-IN-ONE, tornando o centro de dados em um centro de dados definido por software (SDDC) “Software defined data center”. Este Full stack HCI é o que é usado pelo VMware Cloud Foundation (VCF), no núcleo temos vSphere + vSAN + NSX, e é mais para abordagem ou modelo operacional simplificado cloud (public/private). Esta arquitectura unifica e integra todos esses componentes para simplificar a gestão, também reduzir o tempo de deploy ou implementação de infraestrutura, isto é, o deploy de todas essas camadas é feita por uma única interface “SDDC Manager” em poucos cliques, aumentado assim eficiência na entrega de infraestrutura comparado com o modelo tradicional.

Por ser um modelo cloud/nuvem, permite migração de workloads entre nuvens de provedores de cloud que tenham parceria com VMware.

Centro de dados definido por software (SDDC)?

É termo usado para indicar que o centro de dados é completamente virtualizado (computação, rede e armazenamento) e a gestão é feita a nível de software, uma solução unificada/consolidada.

A arquitectura da VMware para full stack hci tem no núcleo três produtos ou soluções VMware:

vSphere = Hypervisor ESXi, Software defined compute (SDC)

vSAN = Software Defined Storage (SDS)

NSX = Software Defined Network (SDN)

Full Stack HCI

HCI powered by vSAN (Core HCI)

Este também, é extremamente integrado ao VMware stack, mas em termos de HCI stack apenas integra/unifica compute (vSphere) & storage (vSAN), fazendo uso do vSphere + storage definido por software (vSAN), em poucas palavras, não é uma infraestrutura totalmente definida por software. Combina hypervisor e storage num único ferro “Boxbare metal.

Nota: Existem outros grandes players no mercado HCI como Nutanix, HPE, Cisco, NetApp mas o líder segundo Gartner é DELL EMC VxRAIL + VMware  vSAN líderam o mercado HCI. Confiram a lista da Gartner Magic Quadrant for Hyperconverged Infrastructure.

No evento foram apresentadas soluções Hardware DELL EMC certificadas para HCI (VxRail & VxRack, VxFlex) sistemas integrados, más aqui vou focar apenas no VxRail e VxRack.

VxRail

É um appliance em que seus componentes de computação são baseados nos servidores DELL PowerEdge da ultima geração, integra software defined compute & storage apenas, e a componente rede é a sua escolha. Esta é a box que encaixa a solução HCI core powered by vSAN.

Nota: É possível implementar vSAN em hardware que não seja Dell EMC VxRail, para tal o seu hardware deve constar na lista VMware HCL ou ser um appliance vSAN Ready Node.

VxRack

É a solução totalmente virtualizada (SDDC), integrada e tem o VxRail como bloco”Nó” de construção do VxRack, “é irmão mais velho do VxRail”.

O VxRack permite maior escalabilidade, já vem com ToR Switches, e é o caminho para abordagem nuvem hibrida, multi-cloud (Com HCX é possível migrar workloads entre Clouds sem complexidade).

Uma imagem vale mais que 1000 palavras, eis Hybrid cloud & Multi-cloud:

Considerações finais

HCI é uma infraestrutura que podemos chamar de simples, e estamos numa era em que simplicidade é sofisticação. Tanto que segundo reportes da Gartner indicam que o mercado de HCI tem estado a crescer bastante. HCI é visto como uma forma de modernizar a infraestrutura (reduzir CAPEX, eliminar silos e introduzir agilidade na entrega de serviços, automação e implementação de infraestrutura) e tudo isso é necessário na era digitalização.

Portanto quanto à arquitetura, tudo começou com vSphere (consolidação servidor) que é padrão em centro de dados tradicional, mas para modernização do mesmo à VMware tem no seu ecossistema soluções como HCI, VCF, VMC On AWS, e todas essas soluções tem no núcleo vSAN & NSX.

Com isso queria realçar a necessidade de aprendermos essas soluções (vSAN, NSX). Facto interessante é que cada um desses produtos ou componente é líder no mercado.

E aproveitar para enfatizar que HCI, Hybrid Cloud, Multi-Cloud, tudo isso é uma forma ou arquitectura podemos dizer de negocio ou que impacta negocio “esta ligado ao negocio”, e isso requer que sua implementação seja sempre analisada “Pros e Cons” para saber se faz sentido, mas eu acredito que daqui algum tempo essas abordagens serão Standard.

Espero que o artigo seja útil, até a próxima!

Grupo no Linkedin:

https://www.linkedin.com/groups/8791321/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s